quarta-feira, 24 de julho de 2013

A Química Ambiental e sua importância


Vivemos em um planeta que sempre esta em mudança e com várias transformações físicas e químicas, algumas dessas mudanças causadas pela ação antrópica do homem e outras pelo próprio ecossistema que esta se adaptando ao novo modelo que vive. Para entender e estudar todas estas transformações existentes hoje, temos a Química Ambiental como sendo uma ciência de grande importância.
A Química Ambiental tem como sua principal origem a Química Clássica e que ao longo do tempo se tornou uma matéria interdisciplinar, por envolver outras ciências como Ecologia, Biologia, Geologia e sendo de suma importância para a Toxicologia e Engenharia Ambiental.
Uma viagem pelo tempo descobrirá a preocupação com o meio ambiente e a qualidade de vida da população há alguns séculos atrás.
Séculos XVII documentos históricos relatam preocupação com a devastação do meio ambiente em regiões próximas ao Reino Unido devido à extração de Carvão.
Em um volume do periódico inglês Nature  de 1872,relata a uma minuciosa análise do ar nas cidades de Manchester e Londres onde já apontavam sobre o perigo do SO2  na atmosfera.
E através desta e de milhares de outras descobertas ao longo do tempo que se podem ter idéias do avanço e da importância da Química Ambiental nos tempos atuais. Além de contribuir para a preservação do meio ambiente, outro fator importante foi o aumento da expectativa de vida do brasileiro que saltou de 43,3 anos na década de 50, para 68,1 anos em 1998 segundo o IBGE. Um dos motivos que esta relacionada ao aumento na expectativa de vida do brasileiro, foi os avanços da Química na área de saneamento ambiental através do processo de desinfecção da água.



Nenhum comentário:

Postar um comentário