sexta-feira, 13 de maio de 2011

Água um bem cada vez mais escasso

A água hoje representa um bem cada vez mais escasso, na qual varias populações de todo o planeta irão sofrer devido a sua falta nos próximos anos. Do total de água do planeta, 97,5% encontram-se nos oceanos e mares e apenas 2,5% estão disponíveis para o abastecimento humano. Onde agricultura irrigada é a maior consumidora desses recursos hídricos. Em termos mundiais, estima-se que esse uso responda por 70% da água doce disponível. Em nosso país, esse índice é de 61%, sendo o restante usado na indústria (18%) e no consumo doméstico (21%).
Atualmente a água representa uma ameaça à paz mundial, pois, em diversos países da Ásia e do Oriente Médio disputam recursos hídricos. Segundo relatórios da ONU apontam que cerca de bilhão de pessoas não tem acesso a água tratada e com isso quatro milhões de crianças morrem devido a doenças como a cólera e a malária. Onde a expectativa é que nos próximos 25 anos 2,76 bilhões de pessoas sofrerão com a escassez de água.

Dentre outros dados que apontam o grande problema ambiental que todos nós sofremos hoje foi o divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) mostraram que o mundo está consumindo 40% além da capacidade de reposição da biosfera (energia, alimentos, recursos naturais) e o déficit é aumentado 2,5% ao ano. Onde dados alarmantes revelaram que 50% da água são desperdiçadas em todo o nosso país.

Somente com a conscientização de todos (poder público e sociedade) poderemos através de ações mais concretas no que se diz a respeito de economia de água poderemos assim reduzir ou até eliminar problemas maiores as nossas gerações futuras.
Economize água: o planeta e todos nós agradecemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário